Home Empresa Produtos Clientes Notícias Contato
USO DE IDENTIFICACAO POR RADIO FREQUENCIA EM TODAS AS AREAS

O sistema de Identificação por Rádio Frequência (RFID- Radio Frequency Identification) é um método de automático, que funciona através da emissão e recepção de sinais de radiofreqüência, por meio de uma etiqueta que acompanha o objeto a ser identificado. Essas etiquetas contam com um chip de armazenamento de dados e uma antena de retransmissão dessas informações. Essas etiquetas podem ter atuação passiva – e somente responder ao sinal enviado pela base transmissora -, atuação ativa, quando conta com uma bateria que lhe permite enviar o próprio sinal, ou ter as duas funções.

 

Em razão da velocidade de resposta e precisão desse tipo de sistema, o mercado tem encontrado novos usos diferentes para as etiquetas inteligentes, em busca de competitividade para seus processos produtivos. Entre as inúmeras aplicações possíveis, pode-se citar o controle de fluxo da cadeia de produtos e suprimentos de uma empresa ou indústria, controle de acesso, controle de tráfego de veículos, controle de contêineres, monitoramento de pacientes em hospitais, controle de processos na construção civil, monitoramento de bagagens e passageiros nos aeroportos, entre outras.

 

Diante deste cenário, a Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia (FDTE) promoverá, no dia 4 de maio, em sua sede, um evento no qual serão discutidas as mais recentes inovações sobre etiquetas inteligentes, conhecidas como Identificação por Radio Freqüência (RFID). O palestrante convidado é o professor José Kleber Cunha, do Laboratório de Microeletrônica (LME – USP), que participou do congresso “Put RFID to Work”, realizado em Orlando (EUA), entre 11 e 14 de abril de 2011 e irá abordar o que há de mais moderno em tecnologia de etiqueta e as mais variadas aplicações.

 

Segundo o professor Cunha, as possibilidades de aplicação para este tipo de ferramenta é o que mais chama a atenção. “Ainda mais quando essa tecnologia é aliada aos benefícios da internet, as possibilidades de uso são vastas, como por exemplo, no controle de acesso de pessoas em determinados ambientes, no acompanhamento de mercadorias, no controle da variação de temperatura de produtos, entre outras”, afirma.

 
<< Voltar
 
 
 
 
© Interscan Comercio Exterior Projetos e Automação Ltda. WebSite desenvolvido pela Hora da Web
Fone: +55 (11) 3645-2782 / 3836-5381| interscan@interscan.com.br